Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Teoria e Prática: alunos do Year 4 criam experiências com sons

Recentemente, os alunos do Year 4 da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville estudaram a unidade Sound do programa de Science da Maple Bear Global Schools para o quarto ano do Ensino Fundamental I. Durante dois meses, eles se envolveram em uma série de atividades que exploraram os princípios do som, desde como ele chega até nós, até o funcionamento de diferentes instrumentos musicais.

Ao longo desse período, os estudantes fizeram leituras teóricas, experimentos práticos e discussões, com o objetivo de compreender de forma sólida os conceitos abordados.
Entre as atividades realizadas, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a vibração do som através de uma caixa de som, onde bolinhas de papel saltitaram ao ritmo da música. Também experimentaram o efeito da vibração da água ao tocarem a superfície com um diapasão vibrante.

Além disso, os estudantes construíram seus próprios kazoos usando rolos internos de papel higiênico, papel de seda e elásticos, permitindo que eles pudessem ouvir e sentir as vibrações sonoras através do papel de seda. Outra atividade envolveu a montagem de um xilofone com garrafas de vidro preenchidas com água em diferentes níveis, o que proporcionou uma compreensão clara de como a quantidade de água influencia os diferentes tons produzidos.

Para explorar a transmissão eficiente do som, os alunos também criaram telefones usando barbante e copos plásticos, aprendendo que o som só poderia ser ouvido do outro lado se o barbante estivesse esticado, permitindo a transmissão das ondas sonoras.

Ao longo das atividades, diversos materiais foram utilizados, como flautas, ukuleles, teclados, caixa de som, entre outros instrumentos. A professora Mel Saad responsável pela atividade desempenhou um papel fundamental ao demonstrar os experimentos, garantindo que os alunos compreendessem os procedimentos corretos. 

“Essas atividades de Science, que combinam teoria e prática, proporcionam aos alunos uma compreensão aprofundada dos conceitos relacionados ao som. Eles puderam formular hipóteses e construir seu próprio conhecimento, desenvolvendo habilidades críticas de pensamento e promovendo a compreensão autêntica dos princípios científicos envolvidos”, comentou a professora Mel.