Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Ensino Médio

Início » Segmentos » Ensino médio
a

O NOVO ENSINO MÉDIO JÁ É REALIDADE NA ESCOLA FERNÃO GAIVOTA

Seguindo as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a proposta no Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota tem como objetivo principal estabelecer um ensino com qualidade, que considere os interesses dos jovens diante das exigências do mundo contemporâneo e do dinamismo das novas tecnologias. Alinhado às tendências e a essas demandas educacionais contemporâneas, a escola conta com a parceria da Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo.

DESPERTANDO O PRAZER EM APRENDER

Com uma linguagem dinâmica, o conteúdo oferecido aos alunos é cuidadosamente construído para conversar com a realidade dessa geração e criar pontes entre o que se aprende na escola e as situações práticas da vida. A experiência digital soma-se ainda ao caderno, à lousa e às metodologias individuais e em grupo, que contribuem para fortalecer o aprendizado do aluno.

CHROMEBOOK 1:1

Ao ingressar na 1ª série do Ensino Médio, todos os alunos ganham um Chromebook para utilizar em suas tarefas e atividades. Ao completar a 3ª série, o dispositivo é do aluno, sem custo nenhum. Os estudantes recebem um conteúdo completo e acessível – por meio de Chromebooks, iPads ou Smartphones –, que reúne mais de dois mil capítulos centrais ao dia a dia da escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe.

Os alunos têm independência para estudar em casa. Recebem lembretes de atividades, podem grifar e fazer anotações no dispositivo digital. Cadernos continuam sendo parceiros da aprendizagem dentro e fora de sala de aula.

AULAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL

Educar estudantes que já são nativos digitais passa a ser um grande desafio. A Educação Digital é um passo fundamental à formação dos jovens do século XXI para o preparo de cidadãos capazes de conviver nesse mundo e compreender seus riscos, desafios e oportunidades. A criação dessa disciplina tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades pessoais, como argumentação, empatia, pensamento crítico e autorreflexão (relevantes inclusive para o mercado de trabalho).

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Disciplinas da formação geral básica

Reúne as competências e as habilidades essenciais ao aprendizado dos alunos durante todo o Ensino Médio.

Itinerários formativos

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais relaciona com seus interesses e talentos. São os itinerários formativos, relacionados às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e com a formação técnica e profissional.

Evento Assembleia FG

Debate e reflexão sobre grandes questões contemporâneas através de uma experiência além da sala de aula são os objetivos de novos formatos de aprendizagem das escolas. Um exemplo são as simulações estudantis da Organização das Nações Unidas idealizadas por alunos do Ensino Médio, da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville.

assembleia-fg-escola-fernao-gaivota