Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Ensino Médio

Início » Segmentos » Ensino médio

O NOVO ENSINO MÉDIO JÁ É REALIDADE NA ESCOLA FERNÃO GAIVOTA

Seguindo as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a proposta no Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota tem como objetivo principal estabelecer um ensino com qualidade, que considere os interesses dos jovens diante das exigências do mundo contemporâneo e do dinamismo das novas tecnologias. Alinhado às tendências e a essas demandas educacionais contemporâneas, a escola conta com a parceria da Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo.

DESPERTANDO O PRAZER EM APRENDER

Com uma linguagem dinâmica, o conteúdo oferecido aos alunos é cuidadosamente construído para conversar com a realidade dessa geração e criar pontes entre o que se aprende na escola e as situações práticas da vida. A experiência digital soma-se ainda ao caderno, à lousa e às metodologias individuais e em grupo, que contribuem para fortalecer o aprendizado do aluno.

CHROMEBOOK 1:1

Ao ingressar na 1ª série do Ensino Médio, todos os alunos ganham um Chromebook para utilizar em suas tarefas e atividades. Ao completar a 3ª série, o dispositivo é do aluno, sem custo nenhum. Os estudantes recebem um conteúdo completo e acessível – por meio de Chromebooks, iPads ou Smartphones –, que reúne mais de dois mil capítulos centrais ao dia a dia da escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe.

Os alunos têm independência para estudar em casa. Recebem lembretes de atividades, podem grifar e fazer anotações no dispositivo digital. Cadernos continuam sendo parceiros da aprendizagem dentro e fora de sala de aula.

AULAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL

Educar estudantes que já são nativos digitais passa a ser um grande desafio. A Educação Digital é um passo fundamental à formação dos jovens do século XXI para o preparo de cidadãos capazes de conviver nesse mundo e compreender seus riscos, desafios e oportunidades. A criação dessa disciplina tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades pessoais, como argumentação, empatia, pensamento crítico e autorreflexão (relevantes inclusive para o mercado de trabalho).

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Disciplinas da formação geral básica

Reúne as competências e as habilidades essenciais ao aprendizado dos alunos durante todo o Ensino Médio.

Itinerários formativos

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais relaciona com seus interesses e talentos. São os itinerários formativos, relacionados às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e com a formação técnica e profissional.