Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Saída pedagógica: Aldeia Nakana

No dia 21 de junho, os alunos do Year 7 e Year 9 do Ensino Fundamental II da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville realizaram um passeio pedagógico à Aldeia Nakana. 

A Aldeia Nakana é uma comunidade localizada em Morungaba, uma cidade do interior de São Paulo. A palavra “Nakana” tem origem indígena e significa “lugar de paz”. A aldeia é um projeto que busca resgatar a cultura indígena e promover a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

A saída foi realizada para fechar a unidade trabalhada por eles em sala de aula. O Year 7 estudou a Unidade 2 : A população brasileira (Povos formadores), já o Year 9 foi a unidade 2 : Recursos naturais ( Consciência ecológica e sustentabilidade).

O objetivo da saída foi promover a conscientização dos alunos acerca das populações originárias do território brasileiro, mostrando um pouco de sua cultura e modo de vida. 

Durante todo o dia, diversas atividades foram realizadas, proporcionando uma experiência enriquecedora aos estudantes. A jornada teve início com uma apresentação do Projeto da Aldeia Nakana (Prenda de Deus em Tupi Guaraní ), deixando claras as normas a serem respeitadas e costumes que iriam experienciar na Aldeia

A turma foi dividida em dois grupos para que todos pudessem participar das mesmas atividades em momentos diferentes. Ao longo do dia, os alunos tiveram a oportunidade de confeccionar artesanatos, aprender palavras em tupi, compreender a função de um Pajé e de um Cacique (ou Cacica) na aldeia, participar de uma pequena trilha com demonstrações de técnicas de caça, apreciar danças tradicionais, além de experimentar o uso de zarabatanas e arco e flecha. 

Uma das experiências  que agradou a todos foi a alimentação oferecida na aldeia. O cardápio incluiu carne assada, peixe assado, frango assado, abacaxi assado, banana assada, batata doce assada, mandioca cozida, milho cozido, beiju com mel, banana, laranja, melancia em pedaços e abacaxi.

Além de conhecer a cultura e o modo de vida das populações originárias do território brasileiro, a saída pedagógica teve como objetivo promover a conscientização ambiental, através do trabalho realizado pelos indígenas presentes no local. Os alunos puderam vivenciar os costumes, brincadeiras, danças, alimentação e o artesanato típico, aproveitando ao máximo tudo o que a aldeia tinha a oferecer.

“Essa experiência certamente contribuiu para ampliar o conhecimento dos alunos sobre as populações indígenas do Brasil, proporcionando um maior entendimento sobre sua cultura e estilo de vida. Além disso, a vivência na Aldeia Nakana despertou nos estudantes a importância da preservação ambiental, uma vez que os indígenas presentes transmitiram conhecimentos sobre a relação harmoniosa entre o homem e a natureza”, comentou Lucas Trevisan, professor de Geografia do Ensino Fundamental II.