Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Novidade Curricular: Pensamento Computacional integra grade de atividades do Middle Years

Apresentar uma grade curricular com novas competências sempre esteve em pauta para a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville. Em 2022, a grade curricular dos estudantes passa a ter novas atividades com foco na preparação para o futuro através de atividades mediadas pela tecnologia.

Um desses exemplos, que passa a integrar as atividades extracurriculares do segmento Middle Years (Ensino Fundamental II), é o Programa de Pensamento Computacional.

Realizado através da parceira educacional Foreducation EdTech – Google Partner Google for Education, as aulas acontecem uma vez por semana para as turmas de Year 6 a Year 9.

Com base na cultura da Ciência da Computação, o programa de pensamento computacional auxilia no desenvolvimento de habilidades primordiais para os estudantes. A atividade aprimora o desempenho cognitivo, além de prepará-los para o mercado de trabalho, desde já.

“Basicamente o pensamento computacional é uma forma de pensar que cria ferramentas para resolução de problemas. A nossa escola já trabalha há um tempo com programação no curso de robótica, que é uma parte do pensamento computacional. A disciplina trabalha além da programação, isto é, desenvolve com os alunos estratégias de resolução de problemas de forma lúdica, por exemplo, por meio de jogos (gamificação)”, explica o coordenador da área de Matemática, professor Alexandre Ferreira, que também é o responsável por essa disciplina nas turmas do Year 8 e 9.

As aulas seguem o programa preparado pela Foreducation Edtech que é dividido em módulos de acordo com quatro pilares:

1 – Decomposição: o estudante divide um problema complexo em pequenas partes, a fim de solucioná-lo com mais facilidade.

2 – Reconhecimento de padrões: identificação de aspectos comuns nos processos.

3 – Abstração: análise de elementos que têm relevância, diferenciando-os daqueles que podem ser deixados de lado.

4 – Algoritmos: reúne todos os pilares já citados e envolve a criação de uma sequência lógica para a solução de problemas.

Estes pilares estão relacionados com as seguintes habilidades e competências: autonomia, fluência digital, pensamento crítico, trabalho em equipe, construção do pensamento lógico, confiança em lidar com a complexidade e capacidade de lidar com problemas em aberto.

“Os pilares do programa de Pensamento Computacional concebido pela Foreducation é apoiado nos pilares da Cultura Digital e Resolução de Problemas, sendo idealizado para desenvolver essas competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem. É papel da escola propiciar uma formação diversa com o intuito de formar cidadãos críticos e autônomos, e a adequação do programa aos nossos objetivos é constatada já que ele observa a ampliação de repertório cultural e a solução de desafios reais da sociedade contemporânea”, comenta Marcelo de Castro que faz parte da Equipe Diretiva da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville e é Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Vale ressaltar que, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville é a segunda instituição do Brasil a ter o Programa de Pensamento Computacional da Foreducation EdTech.