Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Além dos Cálculos: Explorando a Matemática em uma Perspectiva Cultural e Histórica

Além dos Cálculos: Explorando a Matemática em uma Perspectiva Cultural e Histórica

A matemática é frequentemente vista apenas como uma série de cálculos e fórmulas. No entanto, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville mostra que essa disciplina pode ser muito mais do que isso. A escola promoveu um projeto inovador que demonstrou como a matemática pode ser uma ponte para a compreensão cultural e histórica, proporcionando aos alunos uma experiência educacional mais rica e inclusiva.

O principal objetivo dessa iniciativa foi apresentar aos estudantes o universo matemático em um contexto mais amplo, evidenciando que muitos dos conceitos que aprendemos hoje têm origens não europeias. “Mostrar e pensar matematicamente está para além dos conteúdos técnicos da sala de aula”, explica o professor Thiago Muniz, que assiste as turmas do Ensino Médio (Years 10 a 12) com a disciplina de matemática e as turmas dos Years 6 e 8, com matemática aplicada.

Além dos Cálculos: Explorando a Matemática em uma Perspectiva Cultural e Histórica

“Na celebração do Dia do Pi, por exemplo, os estudantes de Year 6 a 12 participaram de uma série de atividades que exploraram as contribuições africanas e orientais para a matemática e a tecnologia. Foi uma chance de perceber como postulados, leis e suas aplicações em áreas como medicina, química e engenharia têm raízes em diferentes culturas.”, complementa o professor.

Um dos pontos altos deste momento foi a introdução de jogos matemáticos tradicionais de várias partes do mundo, proporcionando uma aprendizagem interativa e divertida. Entre os jogos apresentados estavam: Jogos africanos, como Mancala, Yoté, Kharbaga, Zamma, Tsoro, Fanorona, Mehen (Egito), Shishima, Seega (Egito) e Morabaraba; Indígena com o Jogo da Onça e Chinês com o Tangram.

Além dos Cálculos: Explorando a Matemática em uma Perspectiva Cultural e Histórica

Esses jogos permitiram aos alunos não apenas aprender sobre estratégias e regras, mas também entender o contexto histórico e cultural de cada um. Ao jogar, eles puderam experimentar como a matemática é uma linguagem universal que atravessa fronteiras e épocas.

Esse projeto, destaca a importância de olhar para a matemática com uma lente mais ampla, reconhecendo sua diversidade e relevância cultural.

Não perca a oportunidade de oferecer uma educação efetiva para seu filho! Única escola em Alphaville com a metodologia Maple Bear, está comprometida em proporcionar uma experiência educacional internacionalmente reconhecida. Além disso, como representante oficial do Canadá em modelo educacional, a instituição garante aos alunos uma formação completa e global. Seu programa de dupla certificação, em parceria com a província de New Brunswick (Canadá), prepara os estudantes do High School para os desafios da vida, seja no Brasil ou em qualquer outro país, facilitando o acesso às melhores universidades internacionais. Invista no futuro do seu filho, entre em contato hoje mesmo para saber mais. Clique aqui!