Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Tutoria: uma disciplina com intuito de promover a convivência ética

Na Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville, a importância da convivência ética é valorizada e integrada ao currículo através da disciplina de tutoria. Conhecida também como convivência ética ou orientação educacional, essa disciplina é obrigatória para todas as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, visando promover um ambiente escolar saudável e acolhedor.

A tutoria é conduzida por professores tutores designados para cada turma e consiste em encontros semanais nos quais são abordados assuntos relevantes para o desenvolvimento dos estudantes. Os temas explorados durante esses encontros incluem a escuta empática, inteligência emocional, cidadania, tomada de decisão, resolução de conflitos, reflexões e planejamento futuro.

Durante as aulas de tutoria, são realizadas atividades diversificadas, dinâmicas em grupo e mediação de conflitos. Essas abordagens incentivam a participação ativa dos alunos, promovendo a troca de experiências, o trabalho em equipe e o aprendizado colaborativo.

No primeiro trimestre deste ano, as aulas de Tutoria do Year 8 tiveram como objetivo principal estimular a integração, a autorregulação e o processo de escuta entre os estudantes. A coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Luciana Petrili, que também é professora tutora das turmas de Year 7 e 8, explica: “Realizamos debates com turnos de fala pré-estabelecidos, como por exemplo, a utilização da tecnologia como aliada no ensino escolar. Após os primeiros encontros, já tivemos conquistas importantes compartilhadas.”

Além disso, neste ano, a equipe pedagógica propôs a implementação do Projeto Equipes de Ajuda Entre Iguais, estruturado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), um projeto das universidades UNESP e UNICAMP. Esse projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de resolução de problemas, empatia e cooperação entre os alunos, fortalecendo a convivência ética e a formação de valores fundamentais.

Itinerário Formativo – Projeto de Vida
Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o novo Ensino Médio, para as turmas deste segmento, o Itinerário Formativo de Projeto de Vida compõe as aulas de Tutoria.

“Na 1ª e 3ª série do Ensino Médio estão sendo trabalhadas a convivência ética através de atividades e dinâmicas assim como proposto para as turmas de Ensino Fundamental II. Já para a turma da 2ª série do Ensino Médio trabalhamos nesta disciplina o Projeto Jornada do Futuro, da startup FutureMe, para que os alunos desenvolvam um autoconhecimento e tomem decisões futuras mais assertivas com relação a vida pessoal e escolha de carreira”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Ana Carolina Lourenço, que é professora tutora das turmas de Year 9, 2ª e 3ª séries.

O Projeto Jornada do Futuro é uma trilha de orientação profissional autodirigida, online, que se encaixa na disciplina de Projeto de Vida estabelecida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com duração de seis aulas, através da plataforma gamificada, o estudante responde uma série de questões para formação do perfil profissional, personalidade, atividades, relatórios, vídeos e conteúdo das profissões.

Conteúdos relacionados