Com objetivo de proporcionar uma escolha profissional mais consciente e assertiva, este ano os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville participaram do Projeto Jornada do Futuro, da startup FutureMe.
O projeto é uma trilha de orientação profissional autodirigida, online, que se encaixa na disciplina de Projeto de Vida estabelecida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com duração de seis aulas, através da plataforma gamificada, o estudante responde uma série de questões para formação do perfil profissional, personalidade, atividades, relatórios, vídeos e conteúdo das profissões.
Para a conclusão da jornada, no dia 25/11, os estudantes fizeram uma apresentação no auditório intitulada “Minha Profissão”. Em formato de pitches, cada aluno defendeu sua escolha profissional e compartilhou informações e curiosidades sobre o curso e carreira, com demais alunos e equipe escolar.
“Tivemos um espaço aberto de troca muito bacana e descontraído entre alunos, professores e nós da FutureMe. Fiquei bem impressionado com as apresentações, desenvoltura e criatividade dos alunos”, comenta o coFounder da FutureMe, Felipe Gerude.
Para a professora coordenadora da área de línguas, Ana Carolina Lourenço, o uso da plataforma complementa o programa de Projeto de Vida, itinerário formativo, que faz parte da grade do Ensino Médio. “Estamos desenvolvendo o programa de Projeto de Vida da escola e a plataforma FutureMe complementa muito bem o que pensávamos sobre como discutir a escolha de carreira com os estudantes. As dinâmicas de autoconhecimento e tomada de decisões propostas pela plataforma contribuem não somente para um escolha de carreira, mas também para tomadas de decisões mais autônomas e conscientes em outras áreas das vidas dos nossos alunos”, explica Ana Carolina.