No dia 18 de março, os estudantes do Year 9 iniciaram as atividades do TCC 2022 (trabalho de conclusão de curso). Realizado presencialmente no auditório da escola, os alunos tiveram a primeira tarefa, a qualificação apresentada em formato de pitch.
Com 10 minutos de duração cada (apresentação + arguição), o evento contou com a apresentação dos 25 alunos da turma e teve como convidados os estudantes do Year 8 e a ganhadora do troféu Gaivota de Ouro 2021, Fernanda Fragoso.
“Os estudantes fazem a qualificação para apresentar o tema escolhido por eles, a pergunta que orientará a pesquisa, os objetivos e as relevâncias do tema escolhido”, explica a professora coordenadora da área de línguas, Ana Carolina Lourenço.
Confira os temas escolhidos pelos alunos:
Aluno: Beatriz Gonçalves de Mattos Pires Ferreira
Tema: Como a música estimula seus sentimentos
Professor Orientador: Haward Ferreira
Idioma: português
Aluno: Bianca Garcia Burlim
Tema: Racism on the Internet
Professor Orientador: Adriano Baumruck
Idioma: inglês
Aluno: Breno Carius
Tema: Estudo das tecnologias na segurança de voo
Professor Orientador: Antonio Carlos Silva
Idioma: português
Aluno: Bruno Camargo Caldas
Tema: The New Era for Vehicle Fuels
Professor Orientador: Alexandre Ferreira
Idioma: inglês
Aluno: Enrico Dellerba Berna
Tema: O Futuro das Criptomoedas
Professor Orientador: Marcos Yanata
Idioma: português
Aluno: Gabriel Uliana
Tema: Os benefícios e os malefícios da inteligência artificial no futuro
Professor Orientador: Marcelo de Castro
Idioma: português
Aluno: Guilherme Vallim Moraes e Silva
Tema: Grécia Antiga
Professor Orientador: Edilson Candido da Silva
Idioma: português
Aluno: Hanna Ressam Franchini
Tema: Desenvolvimento de problemas psicológicos em crianças após a separação dos pais
Professor Orientador: Andrezza de Campos
Idioma: português
Aluno: João Pedro de Rezende
Tema: Everything You Need to Know About Cryptocurrency
Professor Orientador: Daniel Kenji
Idioma: Inglês
Aluno: Lívia Damazio dos Santos
Tema: Consequências da dependência do álcool na adolescência
Professor Orientador: Beatriz Felix
Idioma: português
Aluno: Maria Eduarda Sapia
Tema: A diferença entre o feminismo marxista e o liberal
Professor Orientador: Cristiano Silva
Idioma: português
Aluno: Maria Isabella Mariscal Pereira
Tema: Unseen Pocahontases of Colonization Processes
Professor Orientador: Ana Carolina Lourenço
Idioma: Inglês
Aluno: Mariana Monteiro Moreira de Moraes
Tema: Figure Skating: Real Life as an Act
Professor Orientador: Lenita de Almeida
Idioma: inglês
Aluno: Matheus Cócus Bueno
Tema: Digitalização da Moeda e suas consequências socioeconômicas
Professor Orientador: Cristiano Silva
Idioma: português
Aluno: Nicholas Coninch
Tema: Relatividade geral no cotidiano
Professor Orientador: Antonio Carlos Silva
Idioma: português
Aluno: Phillipo Andriani dos Santos Sanchez Fassina
Tema: Primeira Guerra Mundial: sua história e tragédia.
Professor Orientador: Edoarda Massaini
Idioma: português
Aluno: Rafael Maia Ramos de Almeida
Tema: Nikola Tesla: sua história e genialidade
Professor Orientador: Marcos Yanata
Idioma: português
Aluno: Rafaela Leal Baroni
Tema: Diabetes na adolescência
Professor Orientador: Aline Beatriz Marcatto
Idioma: português
Aluno: Rafaela Silva Karlovic
Tema: Vício em Drogas em adolescentes de famílias de alta renda em São Paulo
Professor Orientador: Victor Giovannetti
Idioma: português
Aluno: Sofia Ribeiro Alves
Tema: Nazism and Literature
Professor Orientador: Ana Carolina Lourenço
Idioma: inglês
Aluno: Sofia Simões Gasperini
Tema: História do Cinema
Professor Orientador: Adriano Baumruck
Idioma: português
Aluno: Théo Soares de Oliveira
Tema: A história do negro no futebol e suas influências no esporte
Professor Orientador: Mario Kafka Junior
Idioma: português
Aluno: Thiago Ramalho Figueiredo
Tema: Excessive screen time affects a child’s development and physical health
Professor Orientador: Paulo Henrique dos Santos
Idioma: inglês
Aluno: Valentina Fragoso Terada Moreno
Tema: Embracing Autism in Today’s Society
Professor Orientador: Evelyn Christino
Idioma: inglês
Aluno: Valeria Lujan Andino Mora
Tema: Stereotypes in Fashion Industry
Professor Orientador: Daniela Ponte
Idioma: inglês
O que é o TCC no Year 9?
Trata-se da iniciação dos alunos do Year 9 (Middle Years – Ensino Fundamental II) na realização de uma pesquisa nos moldes acadêmicos. É uma experiência que pressupõe a escolha de um tema, a realização da pesquisa, orientada por um professor, seguindo os passos da pesquisa científica, a realização de um artigo científico seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e finalmente a apresentação dos resultados diante de uma banca examinadora composta pelos professores da turma, coordenadores e direção.