Em 2022 se inicia a implantação compulsória da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), homologada pelo MEC em 2019.
Em síntese, há duas mudanças importantes:
- o aumento da carga horária mínima de 2.400h para 3.000h, distribuídas nos três anos do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série);
- a diversificação do currículo em uma parte comum (Formação Geral Básica) e uma parte diversificada (Itinerários Formativos).
O que são Itinerários Formativos?
São trilhas de conteúdos, atividades e projetos diferenciados que proporcionam aos estudantes a chance de escolherem o que querem estudar de acordo com suas afinidades e objetivos.
Sistema de Créditos
Os créditos de cada programa dizem respeito à quantidade de horas dedicadas a atividades de determinado Itinerários Formativos. Pode ocorrer de, em algum, haver uma hora comum de todo o grupo e horas adicionais para trabalhos específicos, como trabalhos de pesquisa e elaboração de materiais. A totalidade dessas horas conformam o total de créditos.
Importante: Cada aluno precisa cursar um mínimo de 450 horas anuais – 14 créditos. Subtraindo os 6 créditos dos Itinerários de Aprofundamento, restam 8 para os eletivos.
Conheça a seguir os nossos Itinerários Formativos 2022:
Itinerários de aprofundamento:
- Formação Bilíngue
- Literatura
- Espanhol
- Autonomia e Autoria
Itinerários Formativos Eletivos:
- RI – Relações Internacionais – Assembleia FG (Ciências Humanas)
- Plano de carreira e vida acadêmica – (Áreas integradas)
- Cinema (Artes)
- Iniciação Científica (Ciências da Natureza)
- Astrobiologia (Ciências da Natureza)
- Somos todos iguais (Áreas integradas)
- Educação financeira (Áreas integradas)
A Escola Fernão Gaivota já aplica esse novo formato desde 2019, quando fez a implantação do Geekie One para todos os alunos do Ensino Médio.