Alinhado ao Novo Ensino Médio, os estudantes da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville participam de diversos Itinerários Formativos. Um deles é o Project Based Learning (PBL), em português, Aprendizagem Baseada em Projetos.
Este ano, 23 alunos das três séries do Ensino Médio participam deste itinerário que propõe como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Distribuídos em grupos, os estudantes têm o desafio de construir seu conhecimento sobre os temas através de uma apurada investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou desafio. Em sala de aula, a professora Evelyn Zanini Christino, trabalha o PBL com os alunos a partir dessa questão inicial que orienta a pesquisa, a elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a um produto final.
Neste mês de maio, os alunos finalizaram suas pesquisas e já apresentaram um mindmap. Em junho, eles irão apresentar os nove produtos finais de acordo com o tema escolhido.
“A estratégia PBL torna a aprendizagem mais significativa, colaborativa, pois é uma atividade interdisciplinar e desenvolve várias competências como Pensamento crítico, Trabalho em equipe, Capacidade de compreender e resolver problemas, Aprendizagem autônoma, Planejamento e liderança,”comenta a professora.
Confira a seguir alguns mindmaps produzidos pelos alunos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento ambiental, econômico e social, no Brasil e no mundo. A saber: Erradicação da pobreza, Erradicação da fome, Saúde e Bem-Estar, Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Água Potável e Saneamento, Energia acessível e limpa, Trabalho decente e crescimento econômico, Inovação e infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Ação contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e Meios de Implementação.