Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Evento “Café com Letras” reúne famílias e alunos do Elementary

Café com letras 2023

No dia 30 de setembro, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville realizou o já tradicional evento “Café com Letras”. Um dia em que os alunos do Ensino Fundamental I, embarcaram em uma jornada de descobertas da riqueza da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, celebrando o prazer da leitura e da escrita.

O Café com Letras foi uma celebração da diversidade de habilidades linguísticas e criatividade dos alunos, mostrando o resultado de seu trabalho e dedicação ao explorar o  mundo das palavras.

Confira os temas  explorados por cada turma!
Year 1 – Inglês: The 4 Seasons
No Year 1, os alunos mergulharam nas quatro estações do ano. Durante quatro semanas dedicadas a esse tema,  pesquisaram as mudanças e adaptações que animais e plantas enfrentam em cada estação. O resultado foi a criação de pôsteres, ilustrados e escritos pelos próprios alunos, que foram expostos no evento. Além disso, os alunos produziram um livro coletivo, no qual compartilharam suas atividades favoritas em cada estação do ano.

Para tornar o evento mais dinâmico, os alunos fizeram uma roleta segmentada com as quatro estações e participaram de um jogo interativo. Ao girar a roleta,  competiam para tocar o sino primeiro e responder perguntas relacionadas ao tema.

Year 1 – Português: Folclore
No português, os alunos do Year 1 embarcaram em uma jornada de pesquisa sobre personagens do folclore e a cultura popular, incluindo músicas, comidas, costumes, parlendas e trava-línguas. Divididos em grupos, cada equipe planejou e montou sua sala de exposição, desenvolvendo muitas habilidades como: criatividade, trabalho em equipe, liderança e comunicação.

Cada aluno teve a oportunidade de criar seu próprio livro, explorando a culinária para escrever textos instrucionais e descritivos sobre os personagens estudados. O resultado foi uma sala decorada que refletiu o esforço e dedicação de todas as crianças envolvidas.

Year 2 – Inglês: Bugs
Os alunos do Year 2 escolheram seus insetos favoritos e realizaram pesquisas para coletar informações sobre eles. Em seguida, criaram um jogo de adivinhação, no qual escreveram três fatos sobre seus insetos para que os leitores pudessem adivinhar. Além disso, os alunos combinaram diferentes insetos para criar bugs únicos e ainda escreveram curiosidades sobre eles.

Year 2 – Português: Era outra vez
No português, os alunos trabalharam com diferentes narrativas, enfatizando paráfrases e paródias. Eles usaram sua criatividade para criar textos e até mesmo uma paródia coletiva transformada em uma música escolhida pela turma.

Year 3 – Inglês: Poetry
O Year 3 mergulhou no mundo da poesia, explorando diferentes tipos, formas e estruturas poéticas. Os alunos selecionaram seus poemas e poetas favoritos e apresentaram oralmente, focando na leitura expressiva poética como forma de expressar sentimentos e experiências.

Year 3 – Português: Fábulas de Esopo
No português, os alunos se dedicaram à dramatização de fábulas de Esopo. Eles leram as fábulas para reescrevê-las em forma de texto teatral, produzindo diálogos, pintando cenários e confeccionando máscaras e adereços. As apresentações encantaram outras turmas da escola e suas famílias.

Year 4 – Inglês: Fish in a Tree
A partir da leitura do livro “Fish in a Tree,” os alunos do Year 4 desenvolveram árvores criativas, incentivando a expressão individual. Eles também compartilharam textos pessoais sobre a sensação de não pertencer, que foram exibidos nas árvores.

Year 4 – Português: Viajando pelo mundo
Explorando diferentes culturas através da leitura de livros, os alunos viajaram virtualmente para vários lugares do mundo. Aprenderam sobre geografia, cultura, língua, fauna e flora desses lugares. Também exploraram a alimentação em escolas de diferentes países e produziram arte representando pratos típicos.

Year 5 – Inglês e Português: Biografias
No Year 5, os alunos mergulharam na história por meio de biografias de personalidades marcantes. Eles pesquisaram e sintetizaram informações em textos biográficos, apresentados por escrito em português e por QR Code em inglês. Além disso, escreveram autobiografias e participaram do “Biography Battle,” um jogo interativo que permitiu aos convidados conhecer mais sobre as personalidades estudadas.