Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville reitera seu compromisso com a inclusão e o respeito a todos os seus alunos, independentemente de suas condições. Desde a sua fundação, a escola tem promovido a inclusão, garantindo condições adequadas de acesso à educação para todos os estudantes.

A data, estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2 de abril (no original em inglês: World Autism Awareness Day), busca sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville, promove práticas concretas de acolhimento e suporte, tendo criado o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) que conta com profissionais qualificados para o atendimento dos alunos elegíveis para a educação inclusiva.

Ana Carolina Pinto Bezerra Soter, cuja filha Olívia tem TEA, destaca o ambiente de cuidado e a segurança proporcionados pela escola, permitindo que sua filha progrida em seu próprio ritmo, com todo apoio necessário. “Mudamos para a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville por indicação das profissionais que acompanham ela, que já tinham uma experiência de parceria legal com a escola em outros pacientes. O receio inicial logo se transformou em tranquilidade, conforto e a segurança de termos feito a escolha mais acertada! A nossa pequena foi acolhida com extremo cuidado e carinho não só por toda a equipe da escola mas também pelos amiguinhos. Hoje ela é uma menina feliz, segura e seguindo o caminho de aprendizado dela, no tempo dela, mas sempre ascendente. Estamos muito felizes.”, comenta a mãe da Olívia, de 9 anos, que está no Year 4.

Para Erika Camila Santos Brasec, mãe de Lara, também diagnosticada com TEA, a escolha da instituição foi determinante. “Nós, mães atípicas, temos preocupações e deveres que vão além de mães não atípicas. Não me refiro aos cuidados e ao amor que sentimos pelos filhos. O que todas nós temos. Me refiro às escolhas um pouco mais cuidadosas, que precisamos ter com relação aos ambientes social e educacional onde confiamos nossos filhos. São receios e incertezas que a muitos outros olhos parecem bobagens, mas para quem possui sensibilidade e empatia, entende perfeitamente a atenção e paciência necessárias que precisamos. Nessa busca do melhor para a minha filha, que está no TEA, desde a primeira visita que fiz a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville, fui carinhosamente acolhida, e o mais importante, como mãe, fui ouvida pela equipe de inclusão da escola. Após esses três anos, sou muito grata e amplamente satisfeita com a escola. Um local de inclusão e bem estar para crianças no TEA, onde a minha filha possui Material Didático e Plano de Desenvolvimento Individualizado, adaptando-se às suas necessidades e características.”, relata a mãe da Lara de 7 anos, que está no Year 2.

Confira mais informações sobre o Autismo

Saiba a definição do transtorno do espectro do autismo (TEA)

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outros transtornos, doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Estes são alguns dos sinais mais comuns de autismo

  • Não manter contato visual por mais de 2 segundos;
  • Não atender quando chamado pelo nome;
  • Isolar-se ou não se interessar por outras crianças;
  • Alinhar objetos;
  • Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise;
  • Não brincar com brinquedos de forma convencional;
  • Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;
  • Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo;
  • Repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função (ecolalia);
  • Não compartilhar seus interesses e atenção, apontando para algo ou não olhar quando apontamos algo;
  • Girar objetos sem uma função aparente;
  • Interesse restrito por um único assunto (hiperfoco);
  • Não imitar;
  • Não brincar de faz-de-conta;
  • Hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial;
  • Irritabilidade;
  • Autoagressividade;
  • Hiperatividade.
Fontes consultadas:
https://www.canalautismo.com.br/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do-espectro-autista-tea/

Primeira Maple Bear do Brasil, o colégio em Santana de Parnaíba se destaca por adotar a metodologia canadense de ensino, considerada uma das mais bem avaliadas no mundo. Aqui, os alunos são sujeitos de sua jornada educacional, com um foco dedicado no ensino bilíngue por imersão. Para mais informações entre em contato através do Whatsapp 11 4153-0033.