O Dia Mundial da Educação é celebrado em 28 de abril em todo o mundo. Uma data que busca destacar a importância da educação na construção de um mundo mais justo e igualitário. Para celebrar essa data, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville decidiu fazer a indicação de seis livros que abordam o tema e podem ser uma fonte de inspiração para a comunidade escolar.
Limites: três dimensões educacionais – A noção de limite é tratada em três sentidos: barreiras que precisam ser transpostas, restrições que os adultos precisam garantir para que haja desenvolvimento e, por fim, os limites que as crianças, adolescentes e jovens precisam para colocar para os adultos para preservarem sua intimidade e respeito.
A Criança e o Número – A autora apresenta uma análise lúcida, bem informada e fundamentada na teoria de Piaget sobre as relações da criança com o número. Nesse livro estão colocadas algumas das questões cruciais que desafiam especialistas, professores e pais em relação à aquisição e ao uso do conceito de número pelas crianças de 4 a 7 anos. Livro essencial para os que gravitam na área educacional.
Inteligências Múltiplas – O autor explica as idéias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em toda sala de aula onde se espera que os alunos pensem.
As Cem Linguagens da Criança – A experiência educativa para a primeira infância realizada em Reggio Emilia, na Itália, tornou-se reconhecida como um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Essa abordagem inovadora incrementa o desenvolvimento intelectual através da focalização sistemática na representação simbólica, levando as crianças pequenas a um nível surpreendente de habilidades simbólicas e à criatividade. O sistema não é privado e elitista; pelo contrário, oferece atendimento integral às crianças e está aberto a todas elas, inclusive àquelas com alguma deficiência. Este livro recolhe as reflexões dos educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema, bem como dos norte-americanos que lá estudaram. É uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e metodologias de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis dos profissionais de educação infantil.
Limites Para Adolescentes – Nesse livro, o autor traz ajuda aos pais para mostrar aos filhos como eles podem ser responsáveis por suas emoções, atitudes e ações, além de terem respeito por si mesmos e pelos outros. Os pais aprendem a lidar com maus comportamentos e desrespeitos, estabelecer regras e ser amorosos, colocar limites saudáveis e consequências reais, lidar com problemas grandes e pequenos, entender como os adolescentes pensam, aplicar princípios bíblicos, entre outros.
Escolas Criativas – Será que as escolas matam a criatividade? Essa foi a provocativa pergunta feita por Ken Robinson em sua mundialmente famosa palestra TED. Neste livro, ele expande a conferência e apresenta soluções práticas e inovadoras para transformar a educação. Repleto de histórias, pesquisas e recomendações de profissionais de todo o mundo – e escrito com sagacidade e estilo envolvente, em parceria com Lou Aronica –, Escolas criativas inspira alunos, professores, pais, gestores e demais agentes envolvidos na educação a repensar sobre o verdadeiro propósito da criatividade, da aprendizagem e do ensino.