Psicopedagoga, pós-graduada em “Práticas Bilíngues para Educação”, “Educação Inclusiva e Especial” e “Atendimento Educacional Especializado”, Kátia Oliveira faz parte da equipe da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville e preparou algumas dicas para as famílias sobre adaptação escolar!
1) Aceitar, entender e respeitar o ciclo das emoções
É preciso compreender as emoções, entender que medo, curiosidade, euforia, ansiedade, são elementos de uma passagem inevitável.
2) Faz parte do desenvolvimento individual
A adaptação é uma etapa de extrema relevância para o desenvolvimento e a construção do aluno em sala de aula, de forma plena, transformadora e, principalmente, inclusiva.
3) Confiar na equipe escolar é fundamental
A confiança na instituição será sempre o fator determinante para atravessar os diferentes ciclos e demandas que se apresentam no cotidiano escolar.
4) Entender que as dificuldades existem
Não existem dificuldades menores ou maiores, existem dificuldades. E com base nessa linha de raciocínio, os profissionais da escola trabalham uma abordagem próxima à realidade, dentro de um viés de humanização que é imperativo para a comunicação entre escola e familiares. Em casa, as famílias devem dar apoio, ouvir, ter empatia e contar que também já passaram por essa fase.
5) Dê tempo ao tempo
Novos professores, novas amizades, horários e conteúdos que demandam uma atenção intensa por parte dos estudantes. Os desafios são numerosos, sem dúvidas, mas é preciso entender o fator tempo. Tempo a serviço de uma evolução individual intrinsecamente ligada ao coletivo. Entender o aluno com sua devida complexidade será de grande valia para superar paradigmas e estimular o protagonismo de estudantes capazes de construir uma linda jornada de aprendizado.