A Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville participou, no dia 1º de outubro, do evento esportivo Terry Fox Run, sendo a escola da rede Maple Bear no estado de São Paulo com maior número de inscritos.
O evento em São Paulo aconteceu no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP) e contou com centenas de participantes. A unidade de Alphaville marcou presença com mais de 120 inscrições.
A Terry Fox Run é um evento de caridade anual, que acontece em várias cidades canadenses e em diversas regiões ao redor do mundo, em comemoração ao ativista canadense Terry Fox e sua Maratona da Esperança, que arrecada fundos para pesquisas sobre câncer.
Toda a arrecadação é revertida integralmente para o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos), referência internacional no tratamento humanizado do câncer.
Importante ressaltar, que as corridas são inclusivas e não competitivas, com atividades orientadas para toda a família, em que os participantes podem correr, andar, usar bicicletas ou outras formas de transporte sobre rodas.
Outras 70 cidades estão programadas para a realização do evento, que não necessariamente acontece no mesmo dia. Na cidade do Rio de Janeiro, o evento ocorrerá no dia 23 de outubro.
Terry Fox Run: como surgiu a corrida
A inspiração para a iniciativa é a trajetória do canadense Terry Fox que, em 1977, foi diagnosticado com um câncer nos ossos da perna direita. Mesmo tendo que amputar parte do membro, Fox se lançou, em 1980, em uma marcha pelo Canadá, chamada por ele de Maratona da Esperança. Seu objetivo era conscientizar o país e arrecadar fundos para pesquisas de tratamentos contra a doença. Com muita determinação, ele correu uma média de 42 quilômetros diários por 143 dias, e arrecadou na época mais de US$ 24 milhões. Com o avanço da doença, ele não conseguiu terminar seu percurso. Em contrapartida, seu exemplo passou a inspirar corridas solidárias no Canadá e em vários outros países.