No dia 05 de novembro, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville realiza o Simpósio de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos concluintes do Ensino Fundamental II (Year 9). Este ano, o evento acontece das 9h às 12h e será aberto ao público.
Trata-se da iniciação dos alunos do Year 9 (Middle Years – Ensino Fundamental II) na realização de uma pesquisa nos moldes acadêmicos. É uma experiência que pressupõe a escolha de um tema, a realização da pesquisa, orientada por um professor, seguindo os passos da pesquisa científica, a realização de um artigo científico seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e finalmente a apresentação dos resultados diante de uma banca examinadora composta pelos professores da turma, coordenadores e direção.
No dia 18 de março, os estudantes iniciaram as atividades com a qualificação dos trabalhos, apresentadas em formato de pitch. Com 10 minutos de duração cada (apresentação + arguição), o evento contou com a apresentação dos 25 alunos da turma.
Confira os temas dos alunos deste ano:
Aluno: Beatriz Gonçalves de Mattos Pires Ferreira
Tema: Música no contexto psicológico e como ela atua na vida dos estudantes
Professor Orientador: Haward Ferreira
Idioma: português
Aluno: Breno Carius
Tema: A evolução da tecnologia para a segurança de voo
Professor Orientador: Antonio Carlos Silva
Idioma: português
Aluno: Bruno Camargo Caldas
Tema: The New Era for Vehicle Fuels
Professor Orientador: Alexandre Ferreira
Idioma: inglês
Aluno: Guilherme Vallim Moraes e Silva
Tema: Guerra de Tróia
Professor Orientador: Edilson Candido da Silva
Idioma: português
Aluno: Hanna Ressam Franchini
Tema: Como a separação dos pais afeta a saúde sócio emocional dos filhos
Professor Orientador: Andrezza de Campos
Idioma: português
Aluno: Maria Eduarda Sapia
Tema: A diferença entre o feminismo marxista e o liberal
Professor Orientador: Cristiano Silva
Idioma: português
Aluno: Maria Isabella Mariscal Pereira
Tema: The trail of Pocahontases: How Colonization Affected Historical Minority Women and its Effects on Women Today
Professor Orientador: Ana Carolina Lourenço
Idioma: Inglês
Aluno: Mariana Monteiro Moreira de Moraes
Tema: Real Life as an Act
Professor Orientador: Lenita de Almeida
Idioma: inglês
Aluno: Matheus Cócus Bueno
Tema: Digitalização da Moeda e suas consequências socioeconômicas
Professor Orientador: Cristiano Silva
Idioma: português
Aluno: Nicholas Coninch
Tema: Relatividade no cotidiano
Professor Orientador: Antonio Carlos Silva
Idioma: português
Aluno: Phillipo Andriani dos Santos Sanchez Fassina
Tema: Primeira Guerra Mundial, sua história e tragédia
Professor Orientador: Edoarda Massaini
Idioma: português
Aluno: Rafael Maia Ramos de Almeida
Tema: Nikola Tesla: sua história e genialidade
Professor Orientador: Marcos Yanata
Idioma: português
Aluno: Rafaela Leal Baroni
Tema: Diabetes na adolescência
Professor Orientador: Aline Beatriz Marcatto
Idioma: português
Aluno: Rafaela Silva Karlovic
Tema: Vício em drogas nos adolescentes de famílias de alta renda em São Paulo
Professor Orientador: Victor Giovannetti
Idioma: português
Aluno: Sofia Ribeiro Alves
Tema: Nazism and Literature: The importance of Literature in exposing Jewish people’s suffering during Hitler’s government and other social injustices.
Professor Orientador: Ana Carolina Lourenço
Idioma: inglês
Aluno: Théo Soares de Oliveira
Tema: O negro e o racismo no futebol brasileiro
Professor Orientador: Mario Kafka Junior
Idioma: português
Aluno: Thiago Ramalho Figueiredo
Tema: Negative influence of screens on a child’s development
Professor Orientador: Paulo Henrique dos Santos
Idioma: inglês
Aluno: Valentina Fragoso Terada Moreno
Tema: Embracing Autism in Today’s Society
Professor Orientador: Evelyn Christino
Idioma: inglês