Já imaginou uma escola onde o desenvolvimento emocional e social é tão importante quanto o sucesso acadêmico? Na Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville, os alunos do Ensino Fundamental – Séries Finais (Years 6 a 9) vivenciam essa realidade por meio da disciplina de Tutoria, integrada à grade curricular obrigatória.
Esta disciplina representa uma abordagem educacional focada no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, tanto individualmente quanto em grupo. Mas afinal, como essa abordagem é feita na prática?
Cada turma é designada a um professor tutor que desempenha um papel importante ao oferecer suporte personalizado para fortalecer a autoestima, melhorar habilidades de comunicação e promover um ambiente inclusivo.
Os estudantes representantes possuem voz ativa em algumas decisões da escola. Eleitos pelos colegas, participam de assembleias de sala e contribuem com sugestões para aprimorar a experiência educacional de todos. Suas opiniões são essenciais em discussões sobre o manual de convivência, atividades extracurriculares e outros assuntos relevantes para a comunidade estudantil.
“O objetivo é claro: priorizar o bem-estar emocional e social dos estudantes para capacitá-los a enfrentar desafios pessoais e prosperar não apenas academicamente, mas também como indivíduos”, explica a psicóloga e orientadora do Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio, Andrezza de Campos.
Para a realização deste trabalho, a escola conta com a orientação da Psicóloga Talita Bueno, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM), que realiza encontros com os estudantes representantes periodicamente.
Primeira Maple Bear do Brasil, o colégio em Santana de Parnaíba se destaca por adotar a metodologia canadense de ensino, considerada uma das mais bem avaliadas no mundo. Aqui, os alunos são sujeitos de sua jornada educacional, com um foco dedicado no ensino bilíngue por imersão. Para mais informações entre em contato através do Whatsapp 11 4153-0033.