Emilia Ferreiro, renomada escritora, psicóloga e psicolinguista faleceu no dia 26 de agosto aos 86 anos no México. A Escola Fernão Gaivota se une aos admiradores e estudiosos para prestar uma homenagem à Emilia Ferreiro, cujo trabalho deixou um impacto duradouro no campo da alfabetização e processo de aprendizagem.
Emilia nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1937, e desde cedo demonstrou interesse pelo mundo das palavras e dos significados. Seu trabalho mais reconhecido e revolucionário veio com sua pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita. Suas descobertas foram publicadas no livro “Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño” (Os sistemas de escrita no desenvolvimento da criança), em parceria com Ana Teberosky. Essa obra revolucionou a maneira como os educadores e pesquisadores abordam o ensino da leitura e da escrita, destacando a importância de compreender o processo de construção do conhecimento pela criança.
Seu legado continuará vivo através das gerações de professores e estudiosos que adotaram suas ideias e abordagens em suas práticas educacionais. Que suas contribuições continuem a inspirar aqueles que buscam compreender e promover o aprendizado em todas as suas formas.