Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Hackathon une programação e habilidades de comunicação para os desafios da sustentabilidade

Hackathon une programação e habilidades de comunicação para os desafios da sustentabilidade

Entre os dias 16 e 19 de outubro, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville realizou mais uma edição do Hackathon, em parceria com a Foreducation EdTech, Google Partner for Education. No quinto ano consecutivo de participação, alunos do Year 6 e Year 7 (Ensino Fundamental Anos Finais) estiveram imersos em uma maratona de programação voltada à criação de jogos e soluções tecnológicas que abordaram desafios ambientais atuais.

Durante o evento, os estudantes, divididos em grupos, trabalharam no desenvolvimento de um game sob o tema “Energias Não Renováveis e Mudanças Climáticas”, orientados pela questão: “Como podemos, através de soluções criativas e prototipação, acelerar a transição para energias limpas e mitigar os impactos das mudanças climáticas causadas pelo uso de combustíveis fósseis?”. Utilizando a plataforma MakeCode Arcade, os alunos criaram histórias gamificadas para apresentar suas soluções.

No dia 19 de outubro, as equipes apresentaram suas propostas em formato de pitch, uma breve exposição sobre o projeto desenvolvido por cada grupo, para uma banca avaliadora composta por Marcos Mendes da Rocha, do Instituto Brasileiro de Negócios Sociais – Bureau Social, e Jéssica Zanato, da Maple Bear Central. O evento foi conduzido pelos especialistas da Foreducation EdTech, Thaís Bomfim, Maggy Carvalho Santos e Pierre Carvalho dos Santos, e contou com a presença das famílias dos estudantes, que prestigiaram o momento. A etapa final permitiu que os alunos demonstrassem suas habilidades em comunicação, criatividade e inovação.

A premiação ocorreu no dia 28 de outubro e destacou as equipes em diferentes categorias:
Campeão Geral: “As Damas e os Vagabundos” (Year 7)

  • Lucas Campos Cometti
  • Pedro Cazak Leandro de Souza
  • Leonardo Calaes Martins
  • Maria Eduarda Corrêa Lemos de Castro
  • Francine Viegas Welter
  • Artur Garbin Chiari da Silva

Destaque Design Thinking: “Hacka Tech” (Year 6)

  • João Augusto Arns Silva
  • Manuela Schiffmann de Faria
  • Maria Luiza Maurman Motta de Oliveira
  • Rebeca Rodrigues Miranda
  • Rafaela Miyasaka Scatolini
  • Yasmin Parochi Neves Shimura Mattos

Destaque Protótipo: “Os Balofossauros” (Year 7)

  • Lucas Boja Macedo
  • Gianluca Garcia
  • Luiza Mendonça Bernini
  • Gabriela Tripicchio Zolesi
  • Arthur Piteri Lobo
  • Léo Cerutti Leal Reis

Destaque Pitch: “Gênios da Tecnologia” (Year 6)

  • Henry Rodrigues Cotrim
  • Eric Lamarão Leite
  • João Guilherme de Barros Paulino
  • Caio Jayden Pontes Vicente
  • Pedro Hora Pasquali Pacheco
  • Henrique Lopes Soares

O diretor da escola, Marcelo de Castro, elogiou o empenho dos estudantes ao longo da maratona. “Ver nossos alunos se dedicando para criar soluções tecnológicas para um problema tão relevante é gratificante. Eles demonstraram criatividade, pensamento crítico e uma responsabilidade que nos orgulha e nos inspira a continuar incentivando essas competências. Este Hackathon mostra o impacto da educação inovadora na formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro,” declarou.

E o próximo desafio já está chegando: o Hackathon Startup, voltado para os alunos do High School. O evento, que contará com a participação de 13 estudantes do Year 10, acontecerá em 26 de novembro. Em breve, a coordenação pedagógica compartilhará mais informações.