Nos dias 16 e 23 de abril, os alunos do Year 9 (Ensino Fundamental – Anos Finais) da Maple Bear Alphaville participaram da etapa de qualificação dos temas do TCC 2025. A turma do Year 9 A apresentou seus projetos no dia 16, enquanto os estudantes do Year 9 B realizaram suas exposições no dia 25. As apresentações aconteceram no auditório da escola e marcaram oficialmente o início da jornada de pesquisa científica dos alunos.
Seguindo o formato de pitch, cada estudante teve de três a cinco minutos para apresentar a pergunta orientadora do seu projeto, os objetivos e a justificativa, além de responder às perguntas da banca avaliadora e receber sugestões de como prosseguir a pesquisa.
“A qualificação é a primeira etapa avaliativa do desenvolvimento do TCC e funciona como uma prévia do tema que será explorado ao longo do ano. Durante essa apresentação, os alunos devem expor a pergunta que norteará a pesquisa, bem como os objetivos e a justificativa do trabalho”, explica Aline Beatriz, professora responsável pelo TCC.
Já a professora Luana Rissi também responsável pelo TCC complementa: “É também nesse momento que recebem feedbacks e sugestões valiosas para aprofundar e aprimorar a investigação, sendo a aprovação nesta etapa essencial para avançar para a escrita do artigo científico.”
Confira os temas escolhidos pelos alunos deste ano:
Year 9 A
Eduarda Ferreira Leite de Lavor – Como o Estereótipo da Beleza das Princesas da Disney Impacta as Pessoas.
Heitor Lamarão Leite – Quais foram as 5 extinções em massa e o que aconteceu em cada uma.
Isabel Maria Cavalcante da Costa – Aparências: Bem-estar e saúde mental.
Isabela Galassi de Andrade – O impacto das redes sociais na saúde mental.
Isabela Schiffmann de Faria – De que maneira a música influencia o cérebro nas áreas cognitivas como concentração e produtividade.
Isabella Savoia Telles – O vôlei no Brasil e seus benefícios para a saúde física e psicológica.
João Pedro Vieira de Nóbrega – Covid-19: como começou e as mitigações efetivas usadas para a sociedade.
Lise Carício Bernardini – O impacto do consumo excessivo de açúcar na saúde.
Manuela Segalla Batista – O impacto das redes sociais na construção de expectativas comportamentais em relacionamentos amorosos.
Manuella Mendes de Souza Brochim – Os benefícios emocionais da dança para pessoas com transtorno de ansiedade e depressão.
Miguel Krug de Campos – A Guerra Fria e as crises políticas na URSS.
Pablo Lucas Amaral de Oliveira – A energia de Fusão Nuclear – O futuro da energia e os desafios da humanidade.
Raphael Vilela Lourenço Gomes – Como o desenvolvimento da ciência e tecnologia, pós Segunda Guerra Mundial, foram decisivas para a consolidação econômica das potências mundiais.
Renato Maia Ramos de Almeida – Como um animal de estimação pode ajudar no seu socioemocional.
Victoria Maldonado – A tradição e a modernidade na moda.
Vinícius Luz da Silva – Os jogos digitais e a indústria.
Vitorio Mattua D’amico – Como os jogos eletrônicos cooperativos podem auxiliar os jovens na socialização.
Year 9 B
Bruna Carrasco de Souza – O uso intensivo das redes sociais pode impactar a saúde mental?
Carolina Baumgardt Guedes da Luz – A relação do ballet clássico com a saúde mental na adolescência.
César Henrique Baumann Silva – O Grande Irmão em 1984 de George Orwell.
Enzo Zoccarato Maia – Invasive species and the effects they have on the ecosystem.
Eric Hideki Martins Nagata – Impacto do desenho no socioemocional.
Felipe Salim Caiado Pereira – A hipótese da Floresta Negra.
Gael Rodrigues Valério – A luta palestina.
Guilherme Leal Baroni – Qual o impacto dos jogos online para a saúde física,mental e emocional das crianças e adolescentes?
Helena Sapia Moreno – Como os relacionamentos retratados nos romances literários impactam as expectativas das jovens no mundo real.
Iago Enrico Moraes Inácio de Alvarenga – A influência da cultura japonesa na juventude brasileira.
Leonardo Nery Ribeiro – Os diferentes tipos de propulsão na viagem espacial.
Luana Moreno Almada – Construindo uma independência financeira através da aquisição do patrimônio no ramo imobiliário: estratégias para obter liberdade financeira e realização profissional.
Manuela Piccini de Almeida – Is War the best solution?
Maurício Andres Negrin Marquez – Light, what it is? And how bright can it get?
Milena Carius Winston – The implementation of article twenty-five of the universal declaration of human rights in Brazil, in the last twenty years.
Murilo Mendonça Wiedenhofer – Futebol no Brasil.
Nina Graboschii Ribeiro – O impacto do empreendedorismo juvenil na vida adulta.
Pedro Massayuki Moura Sampaio – Veículo movido a combustão interna ou elétrico?
Rafael Bonagura Nunes – Aviação – sua história e sua importância.
Rafael Rodrigues Cotrim – A Guerra Fria.
Valentina Soares Ribeiro Delatorre de Carvalho – Como as redes sociais afetam a saúde mental das adolescentes de 9 a 17 anos?
Vitor Miyasaka Scatolini – Cibersegurança e seu impacto positivo na sociedade.
Yekaterina Taftai – Black Holes.
O que é o TCC no Year 9?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Year 9 é uma experiência acadêmica que marca a reta final do Ensino Fundamental – Séries Finais na Maple Bear Alphaville. Durante o processo, os alunos escolhem um tema de interesse, desenvolvem uma pesquisa orientada por professores, elaboram um artigo científico com base nas normas da ABNT e defendem suas conclusões no simpósio diante de uma banca. Essa jornada fortalece competências como investigação, escrita acadêmica e oratória — habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal.
Calendário do TCC 2025
- Abril: qualificação (16/04 Year 9 A e 23/04 Year 9 B)
- Junho: entrega da primeira versão do artigo científico
- Agosto: entrega da versão final do artigo científico
Novembro: apresentação oral final (08/11)
Primeira Maple Bear do Brasil, o colégio em Santana de Parnaíba se destaca por adotar a metodologia canadense de ensino, considerada uma das mais bem avaliadas no mundo. Aqui, os alunos são sujeitos de sua jornada educacional, com um foco dedicado no ensino bilíngue por imersão. Para mais informações entre em contato através do Whatsapp 11 4153-0033.