Para tornar a aprendizagem mais significativa, na metodologia canadense de ensino, os alunos participam de atividades práticas, desafios e situações-problema, levando o estudante a colocar a “mão na massa” (ou atuar no modelo Hands On, como se diz no inglês). Um exemplo dessa prática aconteceu no último dia 16 de junho, quando os alunos do Year 5 da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville realizaram uma roda de entrevistas em inglês com uma convidada especial: a professora Maria Lúcia Kfuri.
Para a realização dessa entrevista, os estudantes criaram perguntas com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças entre a vida dos alunos e da convidada, estimulando a curiosidade em relação a pessoas que não pertencem a seu círculo social habitual.
A atividade proposta faz parte da unidade Nonfiction Reading and Writing – Biographies, trabalhada durante os meses de maio e junho, na disciplina de ELA (English Language Arts), do programa da Maple Bear Global Schools.
Nessa unidade, os alunos pesquisaram a tipologia textual biografias, que são histórias baseadas em fatos conhecidos sobre pessoas e suas épocas. “Essa atividade proporcionou aos alunos uma imersão no multiculturalismo e uma oportunidade de aprendizado sobre uma sociedade global. Ao explorar as vidas de pessoas de origens diversas, eles ampliaram sua compreensão e apreciação pelas diferenças entre as pessoas”, comentou a teacher Karen Kian, responsável pelo programa de inglês do Year 5.