Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Descobrindo a vida marinha através de experiências reais

Aquário de São Paulo

Durante quatro semanas, os alunos do Year 1 da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville se envolveram em uma unidade didática inovadora que combinou o Inquiry Model (Modelo Investigativo, em tradução livre)e o Project Based Learning (PBL). Esta abordagem pedagógica, centrada na formulação de perguntas e na investigação ativa, transformou a sala de aula em um ambiente dinâmico e envolvente. Desde o início da unidade, os alunos usaram Chromebooks para explorar questões que eles mesmos levantaram, promovendo um aprendizado autêntico e personalizado. Essa metodologia canadense, que valoriza a aprendizagem prática e baseada em projetos, é essencial para a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, representando um marco significativo no desenvolvimento educacional dos estudantes.

O ponto alto desta unidade foi a visita ao Aquário de São Paulo em 12 de junho, como parte do projeto “The Ocean Inquiry” na disciplina de English Language Arts (ELA). Os alunos vivenciaram um ambiente vibrante de vida marinha, onde puderam observar de perto a diversidade de espécies e suas adaptações ao habitat aquático. A professora Lívia Campiotto de Oliveira destacou a importância desta experiência: “Essa visita é uma maneira fantástica de trazer o aprendizado para a vida real. Os alunos não apenas aprenderam sobre os diferentes tipos de animais que vivem nos oceanos, mas também compreenderam melhor como esses animais estão adaptados ao seu ambiente e por que os oceanos são tão importantes para todos nós.” Esta experiência prática é um reflexo direto dos princípios do PBL, onde o aprendizado vai além das paredes da sala de aula e se conecta com o mundo real.

A unidade também sublinhou a importância da preservação ambiental, ampliando o conhecimento dos alunos sobre os ecossistemas marinhos. Os alunos investigaram como as ações humanas impactam o meio ambiente e discutiram maneiras de proteger e preservar os oceanos. Essa ênfase na sustentabilidade ambiental está alinhada com os valores do currículo Maple Bear, que visa formar cidadãos conscientes e responsáveis desde cedo.

A integração do Inquiry Model e do Project Based Learning no Year 1 demonstra um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras que colocam os alunos no centro do seu aprendizado. Esta abordagem não só enriquece a experiência educacional imediata, mas também prepara os alunos para uma vida de aprendizado contínuo e adaptabilidade, equipando-os com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios futuros.

Primeira Maple Bear do Brasil, o colégio em Santana de Parnaíba se destaca por adotar a metodologia canadense de ensino, considerada uma das mais bem avaliadas no mundo. Aqui, os alunos são sujeitos de sua jornada educacional, com um foco dedicado no ensino bilíngue por imersão. Para mais informações entre em contato através do Whatsapp 11 4153-0033.