Cor (coração) Kosmos (equilíbrio) o inverso do Cáos
No dia 5 de agosto, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville recebeu o Professor Dr. Luis Antônio Rivetti para a palestra intitulada “Cor e Kosmos, Anatomia do Coração Humano, uma reflexão estética”. O evento foi dirigido à equipe docente e ofereceu uma visão única sobre a importância do coração na anatomia humana e o papel fundamental dos educadores ao longo da história.
Dr. Rivetti, Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e criador do “shunt intracoronário”, conduziu a palestra que vai da origem da humanidade, passando por sua revolução cognitiva, o desenvolvimento da espiritualidade, navegando pelas principais fábricas de ideias, através da geometria, matemática, arquitetura e da própria filosofia tendo como centro o coração, este órgão tão importante e cheio de significados e simbolismos…mas também uma bomba física, culminando nas complexas relações e conexões da arte, medicina e música.
Em uma analogia marcante, Dr. Rivetti comparou o coração ao nó górdio, que Alexandre, o Grande, resolveu cortar em vez de desatar. Uma animação apresentada durante a palestra ilustrava a abertura do coração de maneira similar ao nó, evidenciando a estética compartilhada entre a estrutura do nó de uma corda e as fibras do coração.
A palestra também explorou a presença da proporção áurea na natureza e nos tecidos do coração, sublinhando a intersecção entre matemática e estética. Daniel Kenji, professor de matemática da escola, comentou sobre a experiência: “Como professor de matemática, tive a grata surpresa e satisfação de revisitar a proporção áurea apresentada pelo Dr. Luís Rivetti. Sua apresentação, que nos remonta toda uma história do porquê desse número ser constante na natureza, nos revela a presença dele literalmente dentro dos tecidos do coração e enaltece a beleza da matemática com as construções criadas a partir desse conhecimento. Se diante de nossa equipe escolar o impacto é incrível de termos uma apresentação humanizada como essa, o que dirá dos alunos do Dr. que tiveram uma aula dessa que claramente encheram os seus olhos antes de adentrarem a fundo nos estudos da medicina.”
A presença do Dr. Rivetti na Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville destacou a importância de integrar diferentes áreas do saber, enriquecendo a educação e fortalecendo a missão dos educadores em moldar o futuro.
Primeira Maple Bear do Brasil, o colégio em Santana de Parnaíba se destaca por adotar a metodologia canadense de ensino, considerada uma das mais bem avaliadas no mundo. Aqui, os alunos são sujeitos de sua jornada educacional, com um foco dedicado no ensino bilíngue por imersão. Para mais informações entre em contato através do Whatsapp 11 4153-0033.