Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

Com escuta ativa e argumentação sólida, alunos do Year 5 participam de Debate Regrado sobre o ECA

Debate regrado do Year 5

Em uma sociedade que valoriza o diálogo e o respeito às diferenças, formar cidadãos críticos e conscientes desde cedo é uma prioridade. Na Maple Bear Alphaville, esse compromisso se concretiza por meio de experiências que incentivam a escuta, a empatia e a participação ativa dos estudantes. Um exemplo recente dessa prática foi o “Debate Regrado” realizado pelos alunos do Year 5 do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, como parte da Unidade 2 de Língua Portuguesa, intitulada “Entendendo as Diferenças”.

A atividade teve como ponto de partida o artigo 75 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que crianças menores de 10 anos só podem frequentar espetáculos públicos acompanhadas por pais ou responsáveis. Ao longo de quatro semanas de trabalho – sendo duas delas dedicadas exclusivamente à preparação para o debate –, os alunos mergulharam nos estudos sobre o ECA, analisando seus fundamentos e refletindo sobre a importância da legislação na proteção dos direitos das crianças.

Durante o debate, realizado no dia 9 de abril, os estudantes se organizaram para defender argumentos a favor do artigo 75, enquanto adultos da comunidade escolar assumiram o papel de debatedores contrários, promovendo um confronto respeitoso de ideias e pontos de vista. A proposta dialoga diretamente com o programa da Maple Bear, que busca incentivar os alunos a compreenderem a diferença como um valor essencial para a convivência e a construção de um ambiente mais justo e acolhedor.

A professora Paloma Gonçalves, responsável pela atividade, destaca a maturidade demonstrada pelos estudantes:
“Fiquei muito impressionada com a seriedade e o envolvimento dos alunos. Mesmo sendo desafiador debater com adultos, eles se prepararam, se posicionaram com clareza, trouxeram argumentos bem construídos e demonstraram compreensão real do conteúdo. Foi uma experiência rica de escuta, respeito e crescimento.”

Mais do que uma prática de linguagem oral, o debate regrado ofereceu aos alunos a oportunidade de se posicionarem com autonomia, exercitarem o pensamento crítico e refletirem sobre os direitos e deveres que estruturam a convivência em sociedade — preparando-os não só para os desafios escolares, mas para a vida.

Primeira Maple Bear do Brasil, o colégio em Santana de Parnaíba se destaca por adotar a metodologia canadense de ensino, considerada uma das mais bem avaliadas no mundo. Aqui, os alunos são sujeitos de sua jornada educacional, com um foco dedicado no ensino bilíngue por imersão. Para mais informações entre em contato através do Whatsapp 11 4153-0033.