A Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville retomou, neste ano, um dos projetos da metodologia canadense de ensino: o Book Buddies Club.
Book Buddies Club é um projeto de English Language Arts (ELA) que proporciona aos alunos das turmas do Middle Years (Ensino Fundamental II), Ensino Médio e Early Childhood (Educação Infantil) compartilharem e aproveitarem juntos uma boa leitura.
A iniciativa é uma ótima oportunidade para os alunos mais velhos praticarem suas habilidades de liderança, sendo bons exemplos de leitores para as crianças menores.
De acordo com a professora coordenadora da área de línguas, Ana Carolina Lourenço, a prática deste projeto traz inúmeros benefícios para todos os estudantes. “Os alunos mais velhos desenvolvem estratégias de leitura e responsabilidade diante do desafio de engajar os pequenos, além de terem a oportunidade de modelar o comportamento positivo, a gentileza e a paciência. Já os pequenos se beneficiam ao observar os comportamentos positivos de seus big buddies seguindo regras e focando em uma tarefa, assim como proporcionando a interação social em inglês. Por fim, alunos mais velhos e mais novos têm a chance de compartilhar o prazer da leitura em inglês”, explica.
Um desses encontros aconteceu recentemente com os alunos do Year 8 e os Juniors (crianças na faixa etária de 4 anos). Além disso, aqueles que se sentem inseguros ao falar inglês encontram nos pequenos a oportunidade de praticar a oralidade e a leitura se sentindo mais confortáveis.
“Os estudantes perceberam que foi muito desafiador manter o foco das crianças pequenas durante a leitura e que para isso utilizaram diversas estratégias de leitura trabalhadas previamente nas aulas de ELA. Os alunos que apresentam dificuldades no inglês relataram que se sentiram mais seguros em compartilhar a leitura com uma criança pequena do que com alguém da própria turma, já que se sentem mais à vontade para cometer erros. Muitos ainda disseram que não convivem com crianças menores e que foi uma experiência enriquecedora e divertida ouvir os comentários das crianças pequenas durante a história.”, comentou a professora de ELA Evelyn Zanini Christino.