No dia 7 de junho, os alunos do Ensino Médio que fazem o Itinerário Formativo “Estudos de Campo” tiveram a oportunidade de realizar uma saída pedagógica para a Floresta Nacional de Ipanema. Essa disciplina tem como objetivo explorar os conceitos básicos da Geografia, o contexto histórico e a biodiversidade da região interiorana de São Paulo.
Durante todo o semestre, os estudantes participaram de aulas semanais que abordaram diversos assuntos relacionados ao itinerário. Eles estudaram a base geomorfológica do interior de São Paulo, realizaram análises das espécies animais e vegetais presentes nas vegetações de Mata Atlântica e Cerrado e entenderam a importância da Floresta Nacional de Ipanema no contexto da guerra do Paraguai.
Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de refletir sobre o conceito de paisagem, bem como aprenderam técnicas de fotografia para aplicar em trabalhos de campo.
A saída pedagógica para a FLONA (abreviação utilizada para a Floresta Nacional de Ipanema) foi o momento culminante dessa disciplina. O local foi escolhido por reunir diferentes aspectos históricos, biológicos e geográficos em uma pequena área territorial. Durante a visita, os alunos puderam vivenciar o que haviam explorado em sala de aula.
“Essa saída pedagógica proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, na qual puderam ampliar seus conhecimentos e compreender melhor a importância da preservação ambiental. Essa atividade prática permitiu que eles conectassem teoria e prática, fortalecendo assim sua aprendizagem de forma significativa”, comentou o professor Lucas Trevisan, responsável pela disciplina.
A atividade final do Itinerário Formativo constituiu na produção fotográfica, na qual os alunos registraram os assuntos tratados ao longo da disciplina na FLONA. Essa atividade permitiu que eles desenvolvessem habilidades específicas nas áreas de estudo de Geografia, História e Biologia. Para conferir clique aqui.