Durante seis semanas, os alunos do Year 2 da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville participaram de uma jornada de autodescoberta no programa de Português “Sabe quem sou eu?”. Sob a orientação da professora Sabrina Campos Cometti, os estudantes exploraram suas identidades e expressaram suas emoções escrevendo diários pessoais.
A unidade centralizou-se na leitura do livro “O Diário Escondido de Serafina”, de Cristina Porto. As crianças conheceram Serafina, que registrava sonhos, amizades e convivência familiar em um diário, escondendo-se em um espaço secreto para expressar suas emoções.
Inspirados pela narrativa, os alunos criaram seus próprios diários, compartilhando sentimentos e acontecimentos de suas vidas. “Esse exercício não apenas reforçou o processo de alfabetização, mas também contextualizou a prática da escrita de uma maneira autêntica e significativa para eles”, comentou a professora Sabrina Campos Cometti.
Ao fim da leitura, as crianças confeccionaram seus próprios esconderijos, encerrando a unidade de forma lúdica e incentivando a imaginação e a expressão artística. “Por meio desta leitura, não apenas exploramos o poder da narrativa pessoal e da expressão escrita, mas também cultivamos um ambiente de aprendizado onde cada criança é incentivada a compartilhar sua voz única e sua perspectiva individual”, afirmou a professora Sabrina.
Quer saber mais sobre a primeira escola em Alphaville? Clique aqui e confira o e-book com informações gerais com detalhes sobre a importância do ensino bilíngue, metodologia Maple Bear, segmentos atendidos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e localização da escola em Santana de Parnaíba.