A 4ª edição da Assembléia FG está se aproximando e mais uma vez será um evento de destaque na Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville. Durante quatro dias, os alunos terão oportunidade de participar de sessões de debates, inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam enriquecer sua experiência acadêmica e pessoal, desenvolvendo habilidades importantes como oratória, articulação de ideias, tolerância, inteligência emocional e conhecimento histórico.
Este ano, o evento será realizado entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro de 2023. Os debates ocorrerão simultaneamente em quatro comitês, desafiando os alunos a se expressarem tanto em português quanto em inglês.
A organização do evento fica a cargo de 23 estudantes do Ensino Médio, que fazem parte do Itinerário Formativo de Relações Internacionais, sob a coordenação da professora Beatriz Felix Santos. Com a participação das turmas do Year 9 até a 3ª série do Ensino Médio, a comunidade escolar se reunirá para compartilhar conhecimento e experiências.
Além dos alunos da escola, mais de 70 estudantes de outras instituições também estarão presentes. A diversidade de perspectivas promete enriquecer os debates e ampliar o conhecimento dos participantes.
As escolas convidadas a participar do evento são: Colégio Beka, Giusto Zonzini, Colégio Anglo Aldeia da Serra, Colégio Cermarc, Tip toe Discovery School e o Instituto Cacau Show. A presença dessas instituições fortalecerá ainda mais a diversidade de ideias e perspectivas que serão compartilhadas durante a Assembleia FG.
Os comitês da Assembléia Fernão Gaivota abordarão temas específicos. O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), discutirá as tensões no Leste Asiático, com foco no conflito entre China e Taiwan, na crise dos microprocessadores e nas consequências para países neutros.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) abordará a saúde mundial pós-pandemia, com temas que incluem saúde mental, pandemias, avanços medicinais, resistências bacterianas e o uso do fulereno-60.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tratará das matrizes energéticas atômicas, sustentabilidade, meio ambiente e desastres nucleares. Por fim, o Comitê da United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA) se dedicará à colonização espacial, explorando pesquisas relacionadas à extração de minérios de outros planetas, colônias espaciais, planos de exploração e a corrida colonial.
Com a expectativa de reunir cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores e convidados, a 4ª edição da Assembleia FG promete ser um momento enriquecedor para todos os envolvidos. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de debate e ampliar seu conhecimento sobre assuntos relevantes.