Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville

41 anos de história e educação

Há exatamente 41 anos era inaugurada a 1ª escola do bairro de Alphaville, região metropolitana de São Paulo. A Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville celebra neste dia 31 de março, mais de quatro décadas dedicadas à educação.

Com uma trajetória de crescimento, acompanhando a evolução e as transformações da sociedade e do bairro de Alphaville, a instituição atende os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“É com alegria que comemoramos mais um aniversário da fundação da Escola. Ao longo de todos esses anos, respeitando sempre a diversidade, promovemos educação de excelência através de boas e modernas práticas pedagógicas”, comenta a fundadora e sócia-proprietária Cidinha Rivetti.

Neste ano de 2022, a instituição celebra 16 anos da implantação da metodologia de ensino bilíngue canadense Maple Bear, sendo uma das primeiras unidades da rede a operar no Brasil.

Atualmente, a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville tem como mantenedora o SEFEG – Sistema Educacional Fernão Gaivota, uma organização da sociedade civil do terceiro setor, cujo objetivo está alinhado às práticas ESG, ou seja “Environmental, Social and Governance”, que pode ser traduzida como “melhores práticas ambientais, sociais e de governança”.

Neste sentido, em 2022, a escola coloca em prática questões de cunho ambiental, como a implantação do sistema de geração de energia solar, como forma de reduzir significativamente sua emissão de carbono, envolvendo pais e alunos neste projeto.

Iniciará, em parceria com a administração pública de Santana de Parnaíba, um projeto social, oferecendo, sob responsabilidade de seu corpo docente, atividades no contraturno escolar para 90 alunos do Colégio Municipal São Luiz, na faixa etária de 4 anos.

Linha do Tempo da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville

31.03.1981
– Inauguração da 1ª escola de Alphaville
– Escola de Educação Infantil Caramelo
Localizada na Alameda Araguaia
Educadoras: Conceição Meira Ribeiro e Aparecida M. M. Ribeiro Rivetti

1983
– Mudança para o prédio atual, localizado no Centro de Apoio I – Alphaville
– Educação Infantil e Ensino Fundamental, séries iniciais
– Alteração do nome para Escola Fernão Gaivota

1986
– Publicação dos atos legais de funcionamento dos três cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

2007
– Adoção da metodologia bilíngue canadense da Maple Bear Global Schools 1ª Maple Bear do Brasil

2011
– Implantação do exame de proficiência em língua inglesa, Toefl Jr., aos alunos do Year 9 e 3ª série do Ensino Médio.

2016
– Constituída a associação Sistema Educacional Fernão Gaivota (SEFEG), mantenedora da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville.

2019
– Implantação da plataforma Geekie One para os alunos do Ensino Médio

2021
– Inauguração de novo prédio e com ambiente aberto anexo ao espaço escolar

2022
– 41 anos de fundação
Implantação do sistema de geração de energia solar
– 
(em breve) Projeto social no Colégio Municipal São Luiz – Santana de Parnaíba